Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

EUA querem dividir Facebook, Instagram e WhatsApp

Publicado por Guilherme Peara
há 3 anos

A FTC, agência reguladora americana responsável por garantir o livre mercado, abriu processo contra o Facebook por práticas anticompetitivas.

Na Justiça, pede que WhatsApp e Instagram sejam restabelecidas como empresas separadas e concorrentes.

Simultaneamente, um processo similar foi aberto por 48 dos 50 estados americanos — com iguais argumentos, só param no limite de pedir a quebra da companhia.

“Eles bloquearam a inovação e degradaram a privacidade de milhões de americanos”, argumentou a procuradora-geral de Nova York, Letitia James. “Nenhuma empresa deveria ter tanto poder sobre nossa informação pessoal e interações sociais.”

Monopólio

O Facebook também é acusado de impor condições anticompetitivas a desenvolvedores de softwares.

Um exemplo citado no processo é o aplicativo de vídeos curtos Vine, lançado em 2013 pelo Twitter. Ao percebê-lo como ameaça, a empresa de Mark Zuckerberg cortou o acesso do app a seus usuários.

“As ações do Facebook para consolidar e manter seu monopólio negam aos consumidores os benefícios da concorrência. Nosso objetivo é reverter a conduta anticompetitiva e restaurar a competição, para que a inovação e a livre concorrência possam prosperar”.

O Facebook responde que a FTC quer fazer história revisionista. Afinal, foi a própria agência que autorizou a aquisição de Instagram e WhatsApp.

Pois é… O processo contra o Facebook vai além do aberto contra o Google pelo Departamento de Justiça há dois meses.

Naquele caso, os promotores acusaram a gigante das buscas de proteger ilegalmente um monopólio, mas não exigiram que os seus negócios fossem separados.

Enquanto o caso do Facebook pode abrir precedentes pra que inúmeras operações de fusão feitas pelas big techs nos últimos anos sejam revertidas. O Google ainda espera pelo menos mais um processo do governo americano até o final do ano.

E na Europa, os reguladores já estão propondo leis mais rígidas contra as empresas.


Acompanhe minhas redes sociais: Instagram & LinkedIn.


Texto com informações dos portais Jornal Meio, New York Times, The Verge, Vox Recode e Estadão. Imagem do canal Tilt UOL.

  • Sobre o autorAdvogado especialista em negócios digitais 🚀
  • Publicações29
  • Seguidores249
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações292
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eua-querem-dividir-facebook-instagram-e-whatsapp/1141192564

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)