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1 de Junho de 2020

Como criar uma rotina para produzir conteúdos jurídicos?

Guilherme Peara, Advogado
Publicado por Guilherme Peara
há 26 dias

Você quer atrair mais clientes e aumentar seu faturamento na advocacia, certo?

Para isso, uma importante estratégia é a produção de conteúdos jurídicos.

Mas não se preocupe, esses conteúdos não precisam ser, necessariamente, escritos e extensos.

Há uma infinidade de formatos que você pode produzir para disseminar o seu conhecimento e, assim, atrair mais clientes.

Também, existem diversas plataformas para publicá-los, como: redes sociais, blogs, Jusbrasil, YouTube, Medium, LinkedIn e sites de notícias

Porém, é necessário definir corretamente o formato e a plataforma em que você publicará. Afinal, cada uma possui a sua especificidade.

Para saber mais sobre isso, clique e leia: Como produzir conteúdo eficaz para atrair clientes na advocacia?

Por que produzir conteúdos jurídicos?

Na advocacia, o marketing passou a ser mais que uma opção, é uma necessidade!

De forma resumida: o marketing jurídico é formado por estratégias de posicionamento dos advogados no mercado, com o objetivo de atrair clientes de forma facilitada.

Então, executando corretamente as dicas acima, você mostra ao mundo quais as suas especializações, casos de sucesso e os problemas que você pode resolver.

Dentre as estratégias, o marketing de conteúdo tem sido essencial para milhares de advogados atraírem mais clientes e, assim, aumentar seu faturamento.

Esse marketing nada mais é do que uma estratégia estruturada para elaborar e disseminar temas relevantes com o objetivo de atrair, cativar e reter clientes.

Afinal, como criar uma rotina de produção de conteúdos jurídicos?

Mesmo que você goste de escrever, não é fácil criar uma rotina de produção de conteúdos. Como advogado e conteudista, entendo bem sobre isso.

Sabe por quê? A maioria dos advogados não acredita nessa estratégia ou estão fazendo de forma errada.

Além disso, quando estiver tudo correto, o retorno realmente levará certo tempo para aparecer.

Ademais, no nosso mundo superconectado, manter o foco e a produtividade com qualidade são situações que não preocupam apenas advogados, mas a maioria dos profissionais de diferentes áreas de atuação.

Por isso, é necessário começar em algum momento e, ao longo do tempo, você verá que a produção fluirá de forma simples e rápida.

Consuma conteúdo e identifique o que pode ser mais relevante para o seu cliente ideal.

Às vezes, um conteúdo que para você é simples, para o seu cliente pode transformar sua realidade atual.

Então, antes de começar a criação de conteúdos, é primordial que você estabeleça a sua gestão de tempo e de tarefas, pois ficará mais fácil encaixar essa produção na sua rotina.

Conte com a ajuda de planilhas para ajudar na montagem do plano editorial e na gestão de conteúdos.

Faça um mapa com 5 principais temas que você vai abordar nos seus conteúdos, mesmo que não sejam ligados ao jurídico.

Além disso, insira a produção de conteúdos no seu sistema de prazos processuais, isso fará com que você se lembre e execute como um prazo fatal.

O que ninguém fala sobre produzir conteúdos?

Você deve ter um planejamento consistente, com objetivos claros e o porquê você criará e publicará os conteúdos!

Não basta apenas produzi-los e esperar que ele sozinho trará novos clientes, isso não acontecerá.

Dependendo da estratégia que você adotar, será necessário reservar alguns minutos todos os dias da semana ou, então, cerca de 3 horas em algum dia da semana.

Exemplo: em redes sociais, é interessante que você tenha constância e frequência nas publicações; mas, em sites e blogs, as publicações podem acontecer com maior espaço de tempo.

Por isso, é importante você sempre pensar no seu cliente ideal (a persona) e fazer conforme a preferência e necessidade dele.

Não tem fórmula mágica, a questão é fazer, tentar, errar e refazer. Até que em um momento, você começará a colher frutos positivos.

Por fim, em todos os casos, priorize a qualidade do que quantidade e tamanho do texto produzido.

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33 Comentários

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Acho que lembrei de uma pergunta hein hahahha

Brincadeiras a parte, achei suuuuper relevante!!!! Parabéns! continuar lendo

@kizicarolinemarques, com certeza lembrei de você e inclui ali um parágrafo para os colegas inserirem a produção de conteúdos como um prazo fatal.

Obrigado pelo feedback e por essa dica! continuar lendo

Parabéns Dr ! O assunto foi de grande valia e relevância,agora uma questão sou acadêmica de Direito do último ano o Senhor acredita que seja interessante fazer publicações de artigos como forma de ingressar no mercado Jurídico pelo JusBrasil e em minhas redes sociais? continuar lendo

@beatrizpenhalves, muito obrigado pelo feedback.

Com certeza, recomendo e incentivo que você inicie a publicação de conteúdos.

De início, deixe claro que você ainda é estudante e, talvez, aborde questões mais voltadas à área acadêmica/científica.

Na nossa área jurídica, é interessante analisar dessa forma:
1º - assuntos que você tem mais domínio ou queira se dedicar a aprender e expor às demais pessoas;
2º - dores/problemas das pessoas;
3º - temas de conteúdos que você pretende publicar;
4º - por fim, os canais de distribuição (redes sociais ou aqui no Jus).

Mesmo sendo estudante, você já consegue orientar as pessoas sobre os caminhos para resolverem seus problemas.

Lá na frente, você vai se agradecer por ter começado agora.

Obs.: isso é o que penso, então, molde de acordo com sua realidade e objetivos. Recomendo que acompanhe a @priscyllasouza, ela é estudante e já publica conteúdos aqui no @blog Jusbrasil.

Faça, refaça e continue! continuar lendo

@guilhermepeara, muito obrigada por ter me citado, fiquei muito feliz pelo comentário.

@beatrizpenhalves, obrigada por seguir.

Abraço. continuar lendo

Gostei muito, Gui.

Produzir conteúdos não é fácil, mas vale a pena porque o retorno é muito bom!

#equipeinfluencce continuar lendo

Obrigado pelo comentário, equipe <3

Vamos juntos transformar esse mercado jurídico! continuar lendo

Muito bom Dr., estou acompanhando o seu trabalho.. . Parabéns! continuar lendo

Muito obrigado, @phguerreiro!

Fico muito feliz em saber isso. continuar lendo